Estrutura Administrativa
Turismo em Icapuí


Icapuí
é município do litoral leste do Ceará, situando-se a 200 km de Fortaleza, com acesso pelas CE 040, BR 304 e CE 261.
O município, que faz divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, e possui cerca de 18.000 habitantes, tem na pesca a sua principal atividade econômica.

Cerca de 89% das famílias do município estão envolvidas com a atividade pesqueira, sendo que deste montante aproximadamente 83% trabalham na cadeia produtiva da lagosta.

A vocação turística de Icapuí revela-se em sua variedade de paisagens naturais, cultura e história. As diversas configurações do litoral sugerem formas distintas de exploração, bem como proteção e recuperação ambiental. A vida do povo ligado à pesca artesanal, encanta por preservar os aspectos essenciais de sua cultura.

Integrante do Fórum de Turismo do Litoral Leste, Icapuí procura firmar-se como destino turístico, oferecendo os seus atrativos históricos e culturais associados aos seus 65 km de praias nativas de diversos matizes, com dunas, falésias e areia monazítica.

O município oferece diversas opções de hospedagem, desde a mais simples, compartilhando espaço em casas de pescadores até acomodações que incluem itens de conforto e conveniência como TV, banho quente e ar condicionado.

Entre as praias destaca-se Redonda. Distante 18 quilômetros da sede do município, a praia fica numa enseada protegida pela Ponta da Redonda, um paredão rochoso que pontilha todo o mar à sua frente. O litoral de Icapuí é formado por praias de águas calmas, com poucas ondas, ideais para o banho. Na Praia da Ponta Grossa existe uma comunidade de pescadores descendentes de holandeses. Na Praia de Tremembés há um fundeadouro para as embarcações pesqueiras de Icapuí. O visual é formado por um grande e denso coqueiral, tendo ao fundo a Serra dos Cajuais. Um cenário marcante.

Praia da Ponta Grossa - Comunidade em que a maioria dos nativos são descendentes de holandeses, praia de diferentes paisagens. Falésias com formação exótica e com colorações que variam do vermelho fechado ao laranja, proporcionando ao local paisagens selvagens com clima de magia. Quando a maré baixa, expõe uma fonte de água doce na praia, que os nativos chamam de "olheiro" (água doce).

Como Chegar

 

De carro:

Partindo de Fortaleza é possível ir a Icapuí através da CE-040 até a cidade de Aracati e então pegar a BR-304 até a CE 261 (conhecido como triângulo) - que dá acesso direto a Icapuí.
Pode-se também, através da BR-116, ir até Boqueirão do Cesário e tomar a BR-304, passar por Aracati e entrar no acesso a Icapuí - CE-261.

De ônibus:

A Empresa São Benedito tem uma linha diária saindo as 6:00 do Terminal Rodoviário São Tomé em Fortaleza. Outra opção é tomar ônibus para Aracati e, de lá, ir de topic até Icapuí.

Icapuí fica a 120km de Fortaleza e tem

Veja onde ficar e onde comer clicando aqui.

Praias

  • Icapuí, Peroba, Mutamba, Barreiras, Ponta Grossa, Redonda, Barrinha , Arrombados, Quitérias, Melancias , Tremembé , Peixe Gordo , Manibu .
jun 2005


Praça Adauto Rósea, 1229 - CEP 62.766-000 - fone (85) 3432 1200
Icapuí, Ceará - icapui@icapui.ce.gov.br - www.icapui.ce.gov.br
Estrutura Administrativa